Casa de passarinho: um percurso simbólico em Arteterapia com idosos institucionalizados
O envelhecimento da população aliado com a falta de planejamento para a velhice faz com que aumente a cada dia o número de pessoas idosas vivendo em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI.
2022
Sarita Elias Gama, Mariana Farcetta e Eliana Moraes
Este artigo foi escrito com base no estudo de caso realizado na disciplina de estágio em Arteterapia Sistêmica pelo Instituto Faces, realizado na Escola Municipal Soares Pereira, na cidade do Rio de Janeiro.
2022
Sara Cristina dos Santos Sá, Eliana Moraes e Mariana Farcetta
A Arteterapia na promoção da autoestima e do autoconhecimento das mulheres
Este artigo tem como objetivo compartilhar as experiências de um estágio clínico em Arteterapia em um grupo de servidores ativos, inativos e pensionistas do Núcleo de Assistência à Saúde do Funcionário (NASF), da Universidade Federal de São Paulo.
2022
Maria Cristina Gomes de Carvalho, Eliana Moraes e Mariana Farcetta
A virtude da Arteterapia em mobilizar o autocuidado no papel da maternidade
Esta pesquisa tem como objetivo valorizar e intensificar o autocuidado da mulher no papel da maternagem, apresentando a importância da arte como potência do registro e reconhecimento do manifesto da mulher. Relacionar a Arteterapia e o grupo arteterapêutico na relação da escuta e movimentação da reflexão do feminino nos dias atuais.
2022
Joselita Aparecida de Souza Godoi!, Eliana Moraes e Mariana Farcetta
Grupo de Arteterapia em um CAPS AD: relato de experiência
Objetiva-se com este artigo compartilhar um relato de experiência de um grupo de Arteterapia em um CAPS AD, localizado na cidade de São Paulo, realizado no segundo semestre de 2022, durante estágio de formação em Arteterapia Sistêmica pelo Instituto Faces.
2022
Flavia Ishikawa Duarte, Eliana Moraes e Mariana Farcetta
Arteterapia: Um recurso para fortalecer a resiliência de pacientes oncológicos através da criatividade e espiritualidade
Resiliência é a capacidade de recuperação e superação de uma situação adversa, gerando crescimento pessoal. A doença oncológica coloca seus pacientes em uma situação de grande adversidade, exigindo resiliência durante o processo vivenciado.
2021
Fernanda Romani Saes, Eliana Moraes e Mariana Farcetta
Arteterapia e psicopedagogia: contribuições para o vínculo durante a avaliação psicopedagógica
O início dos atendimentos psicopedagógicos é um momento importantíssimo para todo o processo que acontecerá entre paciente e terapeuta, pois é ali que se estabelece um vínculo que será a base para que o aprendizado aconteça.
2021
Daniele Garcia Freschi Amorim, Eliana Moraes e Mariana Farcetta
A importância da Arteterapia no processo de luto durante a pandemia.
Proposta importante para o momento pandêmico que atravessamos, apresentando o papel respeitável da Arteterapia como suporte terapêutico às famílias que perderam entes queridos nesse tempo.
2019
Adolfo Vieira S. Bortolozzo e Patrícia Regina A. Dini.
A arte de ser e fazer - organização sistêmica criativa com mulheres-mães de jovens e adultos com Síndrome de Down
Prática desafiadora em tempos de pandemia, convidando essas mulheres-mães para atividades em grupo, on-line, abordando temas delicados em relação aos seus papeis na vida, com um filho com Síndrome de Down. Cuidar do cuidador.
2019
Alessandra A. Alessandri e Maria Fernanda P. M. Campos
O florescer da Arteterapia no contexto da fibromialgia
Temática abordada pelas autoras de expressiva importância para uma doença que acomete um grande número de mulheres, uma vez que se desconhece a etiologia da mesma. Possibilitar, por meio de vivências arteterapêuticas, um diálogo com a dor abre um espaço valioso de reconhecimento da doença e da importância do autocuidado.
Arteterapia como um caminho de autoconhecimento junto a pessoas com doenças autoimunes: ressignificando e transcendendo as doenças
Esta pesquisa investigou o processo arteterapêutico vivenciado por mulheres com doenças autoimunes, com o intuito de verificar como a arteterapia contribui para o autoconhecimento, a autovalorização, o autoacolhimento e a autoestima, na mobilização destas pessoas, se autorizando a terem uma qualidade de vida melhor, ressignificando suas vidas e transcendendo as doenças.
Grupo terapêutico de mandala criativa durante a pandemia covid-19
Este trabalho surgiu da ideia de formar um grupo terapêutico em que fosse possível aplicar os recursos da Arteterapia Sistêmica utilizando, como elemento motivador, a mandala criativa.
Ao caminho da individuação através das palavras dos mitos afro-indígenas brasileiros na Arteterapia
A Arteterapia tem como caminho orientar e conduzir o paciente ou grupo a descobrir e elaborar o conhecimento sobre si mesmo a partir do uso de várias linguagens artísticas: pintura, mandalas, colagens, teatro, a literatura em seus contos e mitos.
Atravessamentos e recomeços emocionais: caminhando com a Arteterapia em tempos de distanciamento social
Considerando o momento atípico pelo qual passamos — pandemia pelo novo coronavirus Sars-Cov-2”, ocasionando a doença COVID-19″, isolamento social e mortes — e acreditando que todos vivemos cíclicos atravessamentos emocionais e reinícios, refletimos sobre a importância de um processo de autognose para a transposição destas situações.
Acordando os sentidos: a Arteterapia como possibilidade na construção da identidade de adolescentes institucionalizados
Esta pesquisa é um estudo de caso a partir de vivências realizadas nas oficinas criativas em Arteterapia, com o objetivo de analisar qualitativamente sua contribuição na construção da Identidade de adolescentes institucionalizadas.
2019
Celina Ferreira Garcia e Mônica Pereira Müzel de Paiva